segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bob Marley

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.
Bob foi casado com Rita Marley.Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outro de seus filhos, Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiu carreira musical.

Marley começou suas experimentações musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia. Marley é talvez mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh. Livingstone e Tosh posteriormente deixariam o grupo para iniciarem uma bem-sucedida carreira solo.
O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Com No Woman, No Cry em 1975, que ele ganhou fama internacional.
Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1975 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya e onde também foi preso pela posse de um cigarro de maconha. Ele lançou a música Africa Unite no álbum Survival em 1979, e então foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.
Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
Marley era um grande defensor da
maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris.
Em 1977 Bob descobriu uma ferida na unha do pé que acabou por fazer com que esta caísse, depois de um longo periodo sem cicatrizar. Foi então a um médico que lhe diagnosticou melanoma maligno.Este é um cancro nas células que produzem melanina e é altamente maligno, tendo nos seus estados mais avançados uma elevada probabilidade de metastizar e se alastrar para outros orgãos. Foi o que aconteceu a Marley. como segundo a igreja rastafari o corpo é um templo ele não pôde amputar o dedo, alastrando-se assim o cancro a pulmões, cérebro.Acabou por morrer no hospital Cedars of Lebanon, em Miami, e foi enterrado na jamaica juntamente com Gibson Les Paul e uma bíblia.

Para a Mariana com mta peace e mt reggae x)

Sem comentários:

Enviar um comentário